#DiaMundialdaÁgua

Rede Meu Recife
2 min readMar 26, 2021

Por: Mariana Assef — Rede Meu Recife

Neste 22 de Março, Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU em 1993 como forma de demarcar a defesa e preservação dos recursos hídricos, é essencial ressaltarmos a importância do acesso à água, limpa e tratada, enquanto direito humano fundamental para sobrevivência e para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Embora seja um direito básico, 40% da população mundial — cerca de 3 bilhões de pessoas — não têm acesso à água e saneamento básico segundo a Unicef, o que intensifica o cenário de extrema desigualdade social em que vivemos.

No Brasil, durante a pandemia, houve altos índices de desabastecimento em diversas regiões do país. Em Recife, no início deste ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) reduziu o abastecimento de água pela metade em grande parte dos municípios da Região Metropolitana de Recife e para bairros da capital pernambucana. Somente no mês de janeiro, 98 dos 184 municípios de Pernambuco tiveram situação de emergência decretada devido à estiagem.

A irregularidade das chuvas é uma característica do clima das cidades do sertão pernambucano, e com o acesso à água prejudicado, políticas emergenciais de distribuição de água às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem, como a Operação Pipa, são de extrema necessidade e urgência. A longo prazo, políticas públicas que garantam esse direito básico por meio de ações estruturais, como a construção de cisternas que armazenam água por meses para o consumo doméstico, devem ser centrais na agenda política.

Diante desse contexto, a impossibilidade de realizar medidas básicas de proteção durante a crise sanitária — “lave as mãos com água e sabão para se prevenir do COVID-19” — demonstram a omissão do Governo em desenvolver políticas para a universalização do acesso à água, e escancaram o abismo social da nossa sociedade, uma vez que os impactos são desproporcionalmente vivenciados pela população negra e periférica, ou de comunidades tradicionais e originárias, e sobretudo pelas mulheres, em quem tradicionalmente recai os trabalhos domésticos e de cuidado.

Assim, o dia 22 de Março é uma data que marca jornadas históricas de luta pelo acesso à água enquanto um bem comum, contra a transformação de um direito básico em mercadoria e contra os processos de privatização e mercantilização das nossas fontes naturais de sobrevivência.

--

--

Rede Meu Recife

Somos uma rede de ativistas multicause de mobilização social que luta por um Recife mais justo e participativo. Apoie o Meu Recif! Pix: CNPJ: 36.448.294/0001–66