Imagina se existisse uma Bancada Cidadã

Por Joelma Costa e Julia de Paula — Rede Meu Recife

Nesta semana, o Meu Recife lançou a campanha de financiamento para a criação da Bancada Cidadã. O projeto acompanhará as sessões ordinárias e fiscalizará diariamente o que vem sendo proposto, alertando a população e articulando campanhas para a conquista de políticas afirmativas, diante do cenário de crise política, social e sanitária que estamos vivendo. A Bancada Cidadã também vai desenvolver oficinas de mobilização social com jovens do Ensino Médio de instituições públicas da Região Metropolitana do Recife, promovendo a formação de lideranças cidadãs capazes de exercer seu protagonismo comunitário.

www.apoiebancadacidada.meurecife.org.br

Este texto vai trazer pontos importantes que mostram a urgência da criação de uma Bancada Cidadã e o que pode ser conquistado através dela:

1 — Representação no cenário conservador que vivemos

A falta de representatividade na política institucional amplifica as desigualdades presentes na sociedade e favorece a presença de discursos conservadores na política, que vem atuando de forma sistemática na retirada de direitos sociais da população. Em Recife, por exemplo, a Legislatura de 2021 começou com a formação de uma Bancada Cristã, que já está propondo projetos que pretendem ferir direitos já conquistados pela população. O objetivo da Bancada Cidadã é garantir a existência de pautas legislativas para diferentes situações, pessoas e realidades, contribuindo para a promover um cenário político mais representativo e que assegure, a todos os cidadãos, os direitos à vida, à liberdade, à dignidade, entre outros direitos tão importantes quanto. Através de um olhar atento ao que vem sendo proposto, a Bancada vai trabalhar para que direitos já adquiridos não sejam violados. O Estado tem um papel fundamental na garantia de cidades mais justas para todos e todas e a Bancada cidadã quer garantir que isso seja feito.

2- Comunicação da vida política de Pernambuco de forma simples e direta

A comunicação tem um importante papel para mudar as estruturas opressoras da sociedade em que vivemos. Ter acesso ao que está acontecendo, principalmente nos ambientes onde grandes decisões são tomadas, é fundamental para que a população possa se mobilizar pela defesa e luta dos seus interesses. A Bancada Cidadã vai promover a comunicação a partir da fiscalização e monitoramento do que vem sendo proposto e construído dentro da ALEPE e da Câmara Municipal do Recife, filtrando os acontecimentos mais importantes e informando através dos canais mais utilizados pela população: whatsapp e demais redes sociais. Um bom exemplo da importância deste tipo de comunicação é o caso dos aluguéis de carro de luxo por parte da ALEPE, que aconteceu no início deste ano. Uma informação publicada em um meio em que poucas pessoas têm o hábito de acessar, foi transmitida com uma linguagem cotidiana e viralizou nas redes, causando indignação na população e mobilização através da campanha #SUVNAPANDEMIANÃO. A comunicação deste fato garantiu o aumento da fiscalização do trabalho dos deputados e deputadas e evitou o desperdício de dinheiro público.

3 — Incentivo da participação popular nas decisões políticas

A política que busca a diversidade deve vir essencialmente do exercício da coletividade. Para se tornar coletiva, ela precisa ser entendida como direito de todo cidadão e cidadã. A Política precisa acontecer todo dia, não apenas nas oportunidades eleitorais, precisa começar a ser vista como algo positivo e se fortalecer como algo contínuo. Com o acesso à informação, a Bancada Cidadã tem em mãos as ferramentas necessárias para participar efetivamente das decisões que definem o futuro da cidade, do estado e dos seus cidadãos e cidadãs.

Ver as conquistas vindas através da incidência política, a participação que a Bancada Cidadã quer promover, também incentiva a formação de políticos com um olhar mais atento para as demandas apontadas pela sociedade e empenhados em representar a vontade popular e poderá contribuir ainda para a renovação política pelas próximas gerações, à medida que a cultura de participação pela sociedade torna-se ainda mais popular.

4 — Formação de jovens multiplicadores

A Bancada Cidadã também irá formar lideranças cidadãs capazes de exercer seu protagonismo comunitário. O projeto será um espaço de formação e de incidência política por jovens pernambucanos, que terão acesso às tecnologias e metodologias de mobilização, monitorando, propondo e exigindo melhores respostas dos poderes executivo e legislativo, gerando mudanças concretas em Pernambuco. Só quem vive o problema pode apresentar as melhores soluções para ele, e uma juventude desperta, corajosa, livre e disposta a ser o que é, pode incluir suas emoções na construção política.

Os resultados da atuação da Bancada Cidadã são muitos e diversos, mas só poderão se concretizar se a campanha de captação conseguir alcançar sua meta. Por isso, se você deseja contribuir para colocar em prática cada um destes pontos, apoie a Bancada Cidadã. Fortaleça a democracia política em Pernambuco!

--

--

Somos uma rede de ativistas multicause de mobilização social que luta por um Recife mais justo e participativo. Apoie o Meu Recif! Pix: CNPJ: 36.448.294/0001–66

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store